Sobre o texto "The definitive bankruptcy of centrism in Brazil"
Gostaria de comentar alguns pontos do texto "The definitive bankruptcy of centrism in Brazil", indicado por Ernesto no post anterior. Antes de colocar meu ponto de vista, gostaria de deixar bem claro que fui filiado ao PT durante boa parte da decáda de 90 e embora não seja filiado nesse momento, permaneço simpatizante e observador do partido
* * *
A análise da história do PT desenvolvida no texto indicado por Ernesto, parece-me equivocada em diversos aspectos, sem contar a completa ausência de uma contextualização histórica precisa dos diversos momentospolíticos do Brasil pós-ditadura. A origem do PT está intimamente ligada ao auge do movimento sindical paulista da região do ABC, no fim da ditadura, mas momento de sua criação, além de trabalhadores e quadros no deste movimento sindical, fluíram também ao partido quadros de diversas organizações de esquerda que lutaram ( com e sem armas ) contra a ditadura, intelectuais de centro-esquerda, membros da teologia da libertação, quadros do movimento estudantil e etc. Assim desde sua criação a partido conta com um espectro razoavelmente amplo e diversificado de formulações de centro-esquerda. Ou seja, o ideário predominante do partido sempre esteve em disputa. Essa coisa de dizer que o PT era um partido socialista na sua criação e depois pelegou está equivocada. O ideário do PT sempre esteve em disputa, o que explica a sua fragmentação interna em diversas tendências e sua estrutura centralista democrática. Assim, não existe nada de ilegítimo na existência e na hegemonia da Articulação, tampouco existe na estrutura do partido mecanismo que garanta a perpetuação desta condição sem disputa no voto.
* * *
Outro aspecto que chamou minha atenção é a afirmação de que o PT se beneficiou e se beneficia de captação de recusos públicos das prefeituras que administra, prática ilegal, e que esse elemento explica o sucesso eleitoral e a catástrofe ( a que catastrofe o texto se refere ?) do partido nos dias atuais. Sejamos sérios! O PT sempre foi um partido de base, com forte ligação aos movimentos sociais deste país. Quem minimamente fez uma pesquisa ou tem boa memória, lembrará de que não há registro de escândalo de desvio de verba pública associado a membros do partido. Essa prática pertence à direita elitista e herdeira do regime militar.
Sobre as denúncias de prática de corrupção ( caixa dois ) atribuídas a membros do PT, deve-se ter um pouco mais de cautela. Antes de tudo devemos reconhecer que isto nada tem haver com o debate ideológico, pois praticar ou não corrupção é uma questão de princípios, sendo que para investigar e punir os corruptos existe no país três polícias, Ministério Público, CPIs etc. A atitude no governo do PT frente às denúncias de corrupção é que deveria ser examinada com mais cuidado, pois é um fato que no Gorverno do Presidente Lula apura-se todas as denúncias. Aqui mesmo no blog já foram divulgadas entrevistas com o Procurador Geral da união que corroboram essa afirmação. Quem duvidar, que entre no site da Controladoria Geral da União e verifique quantos prefeitos já foram autuados e presos por prática de corrupção durante a getão de Waldir Pires. Adivinhem de quais partidos esses prefeitos eram... Vale a pena também entrar no site da Polícia Federal e verificar as operações realizadas. Esses dados traduzem a postura do governo e do PT ante a corrupção no Brasil.
* * *
Tem um monte de outras coisas que não vou nem comentar porque traduzem a ignorância do autor do texto quanto as necessidades do país e ao sistema político brasileiro. Coisas do tipo " medida provisória é um método ditatorial...", insinuação do caratér eleitoreiro da criação de universidades públicas... CUT serve pra controlar os trabalhadores e garantir os fundos do PT...
* * *
Sobre os rumos do PT digo-lhe o que me pacere obvio: o partido permanece em disputa, cabe a nós entrega-lo à direita ou caracteriza-lo cada vez mais como um partido socialista.
Antonio Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário