sexta-feira, 20 de julho de 2007

ACM morreu, não teve o que deixar. Deixou uma Bahia falida pra Jaques consertar!

Hoje eu não poderia deixar de escrever! Aquela velha história, queria falar da vaia ao presidente Lula, mas aí ACM morre! Poxa, como não escrever uma nota né? rs rs rs rs rs


***

ACM morreu, morreu tarde e morreu mal! Tarde porque teve tempo demais pra formar uma das correntes políticas mais abjetas da historia de nosso país. Isso mesmo. O chamado carlismo, que destruiu a Bahia. O que funcionava na Bahia deixou de funcionar, se ainda funciona com certeza piorou! O ensino público estadual caiu em desgraça sob o carlismo... ACM morreu mal também. Devia ter levado seus seguidores, os valores e metódos podres, que tanto defendeu e dissemniou, com ele. Estou cobrando muito da morte? Digam-me se estiver...
Vamos relembrar algumas coisas aqui. Vamos desligar um pouco a memória fraca e relembrar os fatos que nortearam a carreira política do citado finado.
O finado ascendeu no cenário politico brasileiro durante a ditadura militar; ele apoiou o golpe de 1964 energeticamente. Por causa disto foi nomeado prefeito bionico de Salvador entre de 1967 a 1971. Foi governador biônico da Bahia duas vezes, sendo a primeira de 1971-1975 e a segunda de 1979 a 1983. Só na terceira vez, de 1991-1995 é que ele se elege, e mesmo por escassa margem de votos sobre seus adversários. Repito: ganhou por escassa margem de votos! Houveram fortes indícios fraude! Este ponto precisa ser enfatizado, porque o povo baiano não é burro: ACM, ex-governador biônico, nunca foi uma unanimidade na Bahia!
No meio-tempo entre 1983 e 1991, ACM foi entre outras coisas, ministro das comunicações de José Sarney, que na época era presidente biônico (1985-1990). Nesse periódo temos a farra das concessões políticas de rádio e televisão. O próprio ACM monta sua rede na Bahia, a Rede Bahia. Dizem que ganhou essa rede de presente da Globo, pelos "serviços prestados". Temos que enfatizar também que o finado inviabilizou e sabotou como pôde as gestões de Waldir Pires, no esdado da Bahia, e de Lídice da Mata em Salvador. O soteropolitano sofreu muito por causa de ACM, os mais velhos lembram bem essa época!
E depois de 1990? Aí são as trevas baianas, o carlismo! O desmonte do estado da Bahia e da prefeitura de Salvador se aprofunda nessa epóca.
ACM foi parceito de Collor, articulou a compra do segundo mandato de FHC, violou o painel eletrônico do senado, renunciou ao mandato de senador pra não ser cassado. Sua cria na Bahia, Cesar Borges, ordenou que a PM invadisse o campus da UFBA do Vale do Canela em 16 de Maio de 2001, para reprimir uma manifestação estudantil. Houve quase um massacre, vários estudantes saíram gravemente feridos e os prédios das Faculdades de Direito, Educação e Medicina foram depredados. Existe um filme sobre isso, chamado Choque. A coisa foi completamete abafada pela Globo e a Rede Bahia, mas todos os anos este dia é relembrado em Salvador.
Na Bahia, ACM é sinonimo de roubo, de ladrão, de pessoa autoritária, grosseira e inescrupulosa. De político que se elege com voto de cabresto. Leiam o livro Memórias das trevas, de João Carlos Teixeira Gomes.
ACM morreu, mas deixou a sua herança maldita na Bahia e no Brasil. Ao Brasil deixou a rede Globo com concessões em todos os estados, um sistema de telecomucações completamente distorcido, que está dando muito trabalho pra arrumar, Franklin Martins que o diga... Na Bahia, deixou um estado falido, desestruturado financeira e administrativamente. Deixou também uma corja de golpistas. Só deixou uma coisa aproveitável: o exemplo de como um político não de ser e dos metódos que não deve empregar para fazer política. Tem uma ressalva, poderia ter mostrado isso sem ter prejudicado tanta gente!
Já vai tarde ACM. Nessas horas eu queria acreditar no inferno.

***

Coitado de Jaques Wagner! A memória curta voltou a trabalhar, ele vai ter que consertar em 4 anos o que o carlismo destruiu em 16, parece até o quinto trabalho de Hercules!

"5- Limpou em um dia os currais do rei Aúgias, que continham três mil bois e que há trinta anos não eram limpos. Estavam tão fedorentos que exalavam um gás mortal. Para isso, Hércules desviou dois rios;"

Nenhum comentário: