quarta-feira, 18 de julho de 2007

Sobre último acidente aéreo em Congonhas. Parte I

Acho que vou mudar o nome do blog. Isso mesmo, acho que vou passar a chama-lo de "blog das crises" porque atividade aqui no blog é sinal de problema. E que problemão este acidente ai no aeroporto de Congonhas, não?
Eu queria escrever mesmo sobre a vaia que Lula recebeu no Maracanã, mas farei isto depois, vou registrar logo minha opnião sobre o comportamento da mídia e autoridades com respeito ao acidente.
Está cada vez difícil ver televisão e ler jornal no Brasil, a coisa está feia mesmo, seja pela má qualidade das publicações, ou seja pela falta de ética dos profissionais da grande mídia, parciais até onde é impossivel ser parcial.
Veja o que aconteceu no caso do acidente. Antes de qualquer investigação, divulgação de imagem... enfim antes de qualquer informação um pouco mais precisa, os editores da Folha, do Estadão, do O Globo, dos "Jornais das Nacionais" da vida, puseram suas bolas de cristal para funcionar. Este aparelhinho tão últil nessas horas, lhes mostrou que o avião derrapou na pista. Derrapou no momento da aterrisagem, porque a pista estava escorregadia e a obra de manutenção foi mal feita. Derrapou e pronto! A crença nesta versão se tornou tão séria, que nos "Jornais Nacionais" da vida, até simulação do movimento da aeronave antes da colisão foi possível ver. "Descoberta" a verdade, vem a etapa seguinte: apurar a culpa. Bem, pra isso não precisa da bola de cristal, o nome dos culpados já tá decorado: Lula, Infraero, controladores de vôo! Pronto, 15 min após o acidente, já tinha gente pedindo cabeça de ministro, do presidente da Infraero. A Luciana "Ressentida Oportunista" Genro foi pra home page da Folha Online exigir demissão de Waldir Pires e do presidente da Infraero. A menina é boa mesmo, até explicação técnica de como se deve construir e reparar pistas de aeroportos ela emitiu! Ridículo! Nessas horas de mico dos gurus do PSOL, eu penso na cara do
Plinio Arruda Sampaio...
Em todas as matérias sobre o assunto que pude ler no site da Folha, a Infraero era citada assim: "...a Infraero (estatal que administra os aeroportos)..." e tome porrada. Não vi escreverem ..."TAM ( empresa privada que opera vôos domesticos no país)...". Onde querem chegar? Tenho medo da resposta...
Agora começaram a surgir indícios de que pode não ter havido derrapagem alguma! Um pouco tarde, porque o gorveno já foi julgado ( e condenado, claro), o PSOL quer outra CPI, estão falando até em processar Lula por assassinato em massa! Seria cômico se não fosse tão trágico! E se o piloto dormiu ou teve um infarto? E se foi falha mecânica? Ato terrorista? Essas bolas de cristal, não sei não viu...!
O pior é que a vaia, o caso Renan, o rombo do PAN do Rio... tudo isto vai caindo no esquecimento. Tem video no youtube mostrando o pessoal ensaiando a vaia, vocês sabiam? Hum, pois é...
Eu, que não tenho bola de cristal ( somente editores e políticos inescrupulosos e oportunistas podem ter !), vou continuar aqui garimpando as notícias pra concluir a Parte II deste ensaio.
Até mais tarde!


7 comentários:

Anônimo disse...

Augustão, blz de texto... Ta ficando tão em texto quenato em Física.

A. Augusto Alves Jr disse...

Obrigado Ronaldo, sinta-se à vontade pra expressar suas opniões através de nosso espaço aqui. Obrigado pelo comentário e que bom você ter gostado do texto. Ah! divulga o blog, e se possível manda o texto pra lista do DCE, eu fui excluído

Anônimo disse...

É uma pena que tão poucas pessoas tenham acesso a comentários como esse e às reais iformações de acontecimentos tão críticos/catastóficos como o que acabamos de assistir. Mais a realidade é que somos refens de uma mídia tão pouco parcial e que não tem o mínimo de ética e respeito por aqueles que o mantém. Cabe àqueles, como você Augusto, que tem acesso à informações de cunho verídico e de forma rápida ajudar a mudar isso. Estarei repassando adiante seu comentário e aguardando não só suas informações como também o desenrolar dessa história.

Anônimo disse...

Concordo, Augusto!
Voc foi muito feliz em suas colocações. Aguardo ansiosamente a parte II.

Anônimo disse...

Muito bom, Augustão! São blogs assim q tornam-se indispensavéis na busca de informação de qualidade, já q o jornalismo brasileiro ñ passa de uma grande piada. Todos os créditos pra vc!!

Manuela Barbosa disse...

Gostei muito do seu comentário Augusto. Através dele podemos refletir como a mídia brasileira vem se posicionando no cenário nacional, se um veículo que deveria nos passar informações corretas age como a brincadeira de "telefone sem fio", passando informações através de "achismos" a seu bel prazer é mais contudente sabermos notícias do nosso país através dos vizinhos, pois pelo menos não serão tão cinematograficos. Lerei seu próximo comentário, pois foi bastante rico nas suas críticas.Parabéns!

Anônimo disse...

Interessante,é que a mídia(Tv globo de produções) no intuito de se promover realiza o sensacionalismo de forma tão veridica que até me assusta, sem ao menos se preocupar com a possível dor dos parentes e até mesmo com nós, telespectadores brasileiros, que se sustêm de informaçõe vinculadas erroneamente!
No mas, axo que seria importante a divugação desse texto, tornaria mais visível a realidade do tele jornal considerado o melhor do Brasil, puro engano para um povo carente de informações!!

valeu...parabéns!!