terça-feira, 21 de agosto de 2007

O Plebiscito Popular pela Anulação do Leilão da Vale do Rio Doce


Entre os dias 1 e 7 de Setembro deste ano, será realizado o Plebiscito Popular pela Anulação do Leilão da Vale do Rio Doce. O evento está sendo organizado por diversas instâncias de movimentos sociais, centrais sindicais e pastorais entre outros. Trata-se de um evento crucial tanto para o debate sobre torno o projeto de nação brasileiro como para o ajuste de contas histórico com o governo FHC, que "doou" ao capital privado uma das empresas mais importantes do mundo na área de mineração.
Sendo um pouco mais preciso, lembrem-se que :

  1. A Vale do Rio Doce foi vendida por FHC em 1997 pelo valor de 3,1 bilhões de reais, com financiamento subsidiado pelo BNDES.
  2. Detalhe: o patrimônio da empresa era avaliado em 97 bilhões de reais.
  3. No fim do mesmo ano, já privatizada a Vale do Rio Doce anunciou um lucro de 10 bilhões de reais!
  4. A empresa tinha mais de 700 milhões de reais em caixa no momento da venda!
Absurdo não? Diante destes números a pergunta que se coloca é :

Por que FHC não está preso por crime de responsabilidade?

Além dos dados expostos acima, existe a forte suspeita de fraude e corrupção na privatização da Vale. Na época, muitas foram as suspeitas e denúncias de pagamento de propina e vazamento de informações privilegiadas. privatização da Vale foi realizada sob intensos protestos dos movimentos sociais e atualmente exitem mais de 100 ações na justiça requisitanto a sua anulação.
O plebiscito é uma nova oportunidade para recolocar os holofotes sobre um dos fatos mais obcuros da história de nosso país.
Visite a página do plebiscito e se informe. Campanha A Vale é Nossa

Nenhum comentário: