segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O Roda Viva da noite passada. Um fiasco!

O programa Roda Viva desta semana entrevistou o Sr. ALBERTO CARLOS ALMEIDA, pretenso cientista político e sociólogo, professor da UFF. Este sujeito é o autor daquele livro, A Cabeça do Brasileiro”, que a Veja citou em sua capa desta semana. Refiro-me àquele pretenso estudo sociológico, que atesta "... que elite é o lado bom do Brasil".
Acredito que perdi meu tempo, pois assisti a um debate rasteiro, norteado por inverdades, preconceitos e um facismo manifesto!
O sujeito depreciou todos os valores éticos, culturais e morais da população de baixa renda, aos quais ele se referiu por diversas vezes como "aqueles que nao têm nível superior", sustentando de forma cínica que atitudes e práticas como corrupção ativa ou passiva e tráfico de influência são características definidoras dessa parcela da população.
Estas mesmas atitudes, quando constatadas entre "aqueles que têm nível superior" foram justificadas como mera flutuações estatísticas!
"Raciocinando" desta forma, o sujeito resposabilizou "aqueles que não têm nível superior" como responsáveis por todas as mazelas de nosso país. Olha algumas das perólas proferidas pelo sujeito:

  1. "...a constituição brasileira só garante liberdade de imprensa e livre expressão porque foi escrita pela elite..."
  2. "...para "aqueles que não têm nível superior" a corrupção não é um problema..."
  3. "..."aqueles que não têm nível superior"são homófobicos, por isso a Globo não pode exibir nas novelas beijos entre homosexuais..."
  4. "... se dependesse de "aqueles que não têm nível superior", a escravidão não teria acabado no Brasil, foi preciso os ingleses ( raça superior, protestante e nórdica) intervirem pra escravidão acabar no Brasil..."
O sujeito proferiu várias outras barbaridades, quem for masoquista o suficiente pode comprar as fitas do Roda Viva e conferir!
Eu não li ( e nem vou ler ! ) o tal livro, mas segundo um dos entrevistadores, a conclusão da peça de neo-ultra-facismo é a seguinte:

"A elite brasileira não merece o povo que tem!"

Na resposta ao comentário do entrevistador, o sujeito não deixou dúvidas de que considera "o povo ruim demais" pra uma elite tão competente.

***
Enviei a seguinte pergunta ao Roda Viva, mas por se tratar de picuinha manifesta, não foi lida no ar:

"O Sr ALBERTO CARLOS ALMEIDA é um dos quadros do Cansei carioca?"

Um comentário:

Enric Llagostera disse...

também tive a infelicidade de assistir essa entrevista... terrivel... a pior parte foi essa ad escravidão... impressionante e assustador