A Veja vai derrubar Renan Calheiros?
Antes de tudo quero deixar bem claro que acredito que o senador Renan Calheiros tem culpa no cartório. O senador tem uma trajetória política totalmente questionável do ponto de vista ético. Intérprete perfeito do fisiologismo, foi soldado e desertor da tropa de choque de Color. Militou com FHC, e nos últimos tempos é amiguinho de Lula. Como diria minha finada avó, ele " está mais sujo que pau de galinheiro"!
Seja como for, todo esse processo contra o senador Calheiros começou por causa das denúncias da Veja, em edicões de maio e junho deste ano. Na verdade, não so por causa da Veja, mas também por causa da reatividade dos senadores e deputados ao que sai nessa revistinha. O PSol protocolou logo um pedido de investigação. Aí pronto, foi só desenrolar o carretel, que em meu entendimento ainda não chegou na metade.
Como o processo é eminentemente midiático, o senador pode muito bem ser inocente do que lhe acusam, e (ou) ser culpado de coisas bem piores. Pouco importa, o fato é que a mídia colocou os holofotes nele, na expectativa de prejudicar o presidente Lula, só que Lula saiu de baixo! A coisa está tão louca, que dificilmente alguém poderia dizer do que de fato Renan Calheiros está sendo acusado.
A "galinha pulando" passou direto pela cabeça de Lula e foi cair no meio do congresso, que (como diria o ministro do supremo) agora está com a faca, empunhada pela mídia, no pescoço.
A polêmica sobre a votação no conselho de ética ser secreta ou aberta demonstra isto. Me desculpem a palavra dura, mas se trata de uma descaração, vejam bem, se o voto for secreto como nenhum "colega" precisa se expor, a tendência é absolver Renan. Se for voto aberto, ai não tem jeito o processo vai ter que passar para a CCJ e em seguida proceder para o plenário. Esse é o conselho de ética do senado!
Quanto a Renan Calheiros, acredito que será absolvido em plenário, por voto secreto. Brasil zil zil!
Calheiros cogitou recorrer ao supremo pra garantir uma votação secreta no conselho de ética, mas o Ministro da Defesa e Assuntos Aleatórios, Nelson Jobim o dissuadiu.
***
1X0 pra Veja & CIA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário